Entidade Nacional de Estudantes de Biologia- Carta de Princípios -1. Discordamos de qualquer sistema sócio-econômico que seja baseado na exploraçãoinsustentável sobre a vida, na exploração do ser humano pelo ser humano, na privatizaçãoe mercantilização dos recursos naturais, pessoas e valores, como é no sistema capitalista,e lutamos pela superação desse modelo.2. Buscamos uma eqüidade social, encampando lutas por um sistema justo e sustentávelpara todas/os.3. Somos contra o individualismo e acreditamos na organização coletiva como forma desuperação das nossas contradições sociais.4. Defendemos a utilização autônoma dos meios de produção pela classe trabalhadora.5. Defendemos uma mídia democrática, transparente, e instigadora de uma consciência críticae popular. Que não sirva de instrumento de dominação ideológica e não comercializeinformações e modelos.6. Assumimos o movimento estudantil como movimento social por objetivar a construção deum novo projeto de sociedade, em parceria com os demais movimentos populares, semferir nossa identidade e nossos princípios, nossa liberdade, nossa autonomia e pautasestudantis.7. Defendemos uma formação de todas/os as/os biólogas/os fundamentada nos princípioséticos de respeito à vida.8. Reconhecemos o ser humano como integrante da natureza e agente transformador damesma.9. Reconhecemos, frente ao cenário de destruição da biosfera pelo ser humano, aresponsabilidade desse pela manutenção e restauração da biodiversidade.10. Objetivamos o uso sustentável dos recursos naturais, assim como o resgate e avalorização das culturas tradicionais de respeito à Terra.11. Afirmamos a não dissociação das problemáticas social, ambiental e econômica.12. Defendemos a autonomia e soberania das comunidades sobre sua cultura e ambiente queocupam ou que historicamente lhes cabe, sob uma lógica de convivência harmônica quepossibilite não só a conservação do espaço como também a manutenção da comunidadede forma digna.13. Lutamos pelo fim da concentração fundiária, a fim de atender a uma distribuição igualitáriadas terras na qual todas/os tenham acesso ao uso sustentável dessas.14.Defendemos a disseminação e o desenvolvimento de técnicas e práticas de manejo, apartir de meios de produção coletivizados, que respeitem os ecossistemas locais e abiodiversidade natural, e que estejam voltadas para as reais necessidades dascomunidades, tal como a Agroecologia.15. Defendemos a educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade,com caráter emancipatório e transformador.16. Defendemos o acesso e a permanência dignas para todas/os nas instituições de ensino.17. Defendemos a implementação de políticas públicas que garantam o acesso e apermanência de grupos sociais historicamente desfavorecidos.18. Defendemos o ensino voltado para a formação de sujeitos críticos e atuantes, quepossibilite a construção e a prática de metodologias participativas e que busque aintegração dos conhecimentos numa perspectiva totalizante.19. Defendemos uma formação que leve o indivíduo a refletir e a atuar conforme as reaisnecessidades do seu meio social, e que garanta que cada um contribua de acordo com assuas possibilidades e seja atendido segundo as suas necessidades.20.Defendemos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.21. Acreditamos que a diversidade entre os seres humanos deve ser respeitada. Entendemoso respeito à diversidade como a livre expressão e manutenção de tradições e costumes deuma dada sociedade, desde que essa livre expressão não tenha como conseqüência aopressão de outras tradições e costumes.22. Somos contra o processo de naturalização de toda e qualquer forma de opressão, seja elade classe, origem nacional, gênero, etnia, religião, orientação sexual e política.23. Não a mercantilização das relações humanas.
Entidade Nacional de Estudantes de Biologia
ResponderExcluir- Carta de Princípios -
1. Discordamos de qualquer sistema sócio-econômico que seja baseado na exploração
insustentável sobre a vida, na exploração do ser humano pelo ser humano, na privatização
e mercantilização dos recursos naturais, pessoas e valores, como é no sistema capitalista,
e lutamos pela superação desse modelo.
2. Buscamos uma eqüidade social, encampando lutas por um sistema justo e sustentável
para todas/os.
3. Somos contra o individualismo e acreditamos na organização coletiva como forma de
superação das nossas contradições sociais.
4. Defendemos a utilização autônoma dos meios de produção pela classe trabalhadora.
5. Defendemos uma mídia democrática, transparente, e instigadora de uma consciência crítica
e popular. Que não sirva de instrumento de dominação ideológica e não comercialize
informações e modelos.
6. Assumimos o movimento estudantil como movimento social por objetivar a construção de
um novo projeto de sociedade, em parceria com os demais movimentos populares, sem
ferir nossa identidade e nossos princípios, nossa liberdade, nossa autonomia e pautas
estudantis.
7. Defendemos uma formação de todas/os as/os biólogas/os fundamentada nos princípios
éticos de respeito à vida.
8. Reconhecemos o ser humano como integrante da natureza e agente transformador da
mesma.
9. Reconhecemos, frente ao cenário de destruição da biosfera pelo ser humano, a
responsabilidade desse pela manutenção e restauração da biodiversidade.
10. Objetivamos o uso sustentável dos recursos naturais, assim como o resgate e a
valorização das culturas tradicionais de respeito à Terra.
11. Afirmamos a não dissociação das problemáticas social, ambiental e econômica.
12. Defendemos a autonomia e soberania das comunidades sobre sua cultura e ambiente que
ocupam ou que historicamente lhes cabe, sob uma lógica de convivência harmônica que
possibilite não só a conservação do espaço como também a manutenção da comunidade
de forma digna.
13. Lutamos pelo fim da concentração fundiária, a fim de atender a uma distribuição igualitária
das terras na qual todas/os tenham acesso ao uso sustentável dessas.
14.Defendemos a disseminação e o desenvolvimento de técnicas e práticas de manejo, a
partir de meios de produção coletivizados, que respeitem os ecossistemas locais e a
biodiversidade natural, e que estejam voltadas para as reais necessidades das
comunidades, tal como a Agroecologia.
15. Defendemos a educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade,
com caráter emancipatório e transformador.
16. Defendemos o acesso e a permanência dignas para todas/os nas instituições de ensino.
17. Defendemos a implementação de políticas públicas que garantam o acesso e a
permanência de grupos sociais historicamente desfavorecidos.
18. Defendemos o ensino voltado para a formação de sujeitos críticos e atuantes, que
possibilite a construção e a prática de metodologias participativas e que busque a
integração dos conhecimentos numa perspectiva totalizante.
19. Defendemos uma formação que leve o indivíduo a refletir e a atuar conforme as reais
necessidades do seu meio social, e que garanta que cada um contribua de acordo com as
suas possibilidades e seja atendido segundo as suas necessidades.
20.Defendemos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
21. Acreditamos que a diversidade entre os seres humanos deve ser respeitada. Entendemos
o respeito à diversidade como a livre expressão e manutenção de tradições e costumes de
uma dada sociedade, desde que essa livre expressão não tenha como conseqüência a
opressão de outras tradições e costumes.
22. Somos contra o processo de naturalização de toda e qualquer forma de opressão, seja ela
de classe, origem nacional, gênero, etnia, religião, orientação sexual e política.
23. Não a mercantilização das relações humanas.